Na hora de começar a produção de um conteúdo, nem sempre é fácil. Olhar uma página em branco é deixar a mente solta para muitas perguntas, sendo a mais cruel: “Por onde começo?”.
O começo de um texto é fundamental para criar a conexão com o leitor. Mas será que você está fazendo as perguntas certas para começar a pensar em como criar essa conexão?
Perguntar-se por onde começar nem sempre te leva a algum lugar. E uma das nossas premissas com o Mapa da Narrativa é o mapeamento de mensagens. Desta forma, sugerimos que você pense na seguinte questão antes de começar:
A partir da sua resposta já será possível ter um direcionamento. Se o objetivo é a produção de um conteúdo digital para sua estratégia de comunicação empresarial, por exemplo, provavelmente o texto será num formato, seguindo as estratégias do seu planejamento e marketing de conteúdo.
Já se você precisa fazer uma palestra, o roteiro será outro e talvez você até precise de um empurrãozinho de um mentor de Storytelling para não procrastinar.
Antes de se prender sobre qual é a grandemensagem que guiará a estrutura da sua narrativa, vale também pensar na intenção da sua comunicação.
Em um vídeo da série Doses Narrativas, Olavo compartilhou a importância da intenção com a narrativa, que pode ser descoberta a partir de duas perguntas norteadoras.
Uma está ligada à motivação sobre o tema e a outra aos impactos que você espera causar no seu público, tanto emocional quanto de entendimento. Veja a dica completa no vídeo abaixo:
Uma recomendação é, antes de começar a produzir qualquer conteúdo, pensar numa narrativa pessoal.
Sabe aquele texto que você publicaria no seuLinkedin ou até na minibiografia para algum evento? Comece por ele. Antes de sair escrevendo o que considera relevante, faça um exercício com apenas quatro perguntinhas.
Elas servem como ponto de partida para mapear as mensagens que estão associadas a motivações e impactos, como citado no vídeo acima, mas também a desafios e meios.
Sei que às vezes você pode achar que elas estão muito amplas e que a resposta não vem imediatamente. O essencial é que você não pare na primeira resposta, porque são os porquês que te levarão a alguns momentos significativos da sua vida que farão sentido na sua narrativa pessoal.
O importante é, também, que essas perguntas levem à mensagem essencial da sua narrativa. E essa mensagem, quando descoberta, vem dentro pra fora.
Um jornalista, ao escrever um perfil sobre alguém, deve esmiuçar em cada detalhe que traga vida ao seu texto. Além de cativar o público, se ele contar o que podemos encontrar em outro lugar, por que leríamos tal conteúdo? Ou até, se aparecer uma reportagem em vídeo sobre a mesma situação, o que faria com que clicássemos? É aí que entra o diferencial na estrutura da sua narrativa. Como exemplo, deixo aqui para leitura uma narrativa equivalente a um longa-metragem, um texto de Fernando Haddad para a Revista Piauí. Ninguém melhor do que ele mesmo para contar sobre a sua experiência com a política ao longo dos anos.
Bom, não se preocupe se você não é um jornalista ou alguém que domine a escrita. Outra pergunta que pode ser usada como ponto de partida para o Storytelling que você busca é:
Assim, de forma direta, você se questiona sobre a importância do conteúdo que está criando e o impacto que quer causar no seu público, seja de forma digital ou presencial.
Essas são algumas das perguntas que usamos antes de começar a estruturar a narrativa com alguns princípios importantes como empatia, conflito e clímax.
Elas são o ponto de partida do Mapa da Narrativa, método visual criado a partir das referências do cinema e de pensamento visual.
Se você ficou interessado em aprender como ir das narrativas pessoais às narrativas profissionais, no mês de agosto acontecerá o Workshop O Mapa da Narrativa, com o jornalista e cineasta Olavo Pereira Oliveira, no Sítio Coworking, em Florianópolis.
Serão 3 encontros com dinâmicas abordando os conceitos, estudos de casos e aplicação do método com ferramenta de Mapa Visual para apoiar a construção de narrativas. Além disso, você poderá ter uma mentoria para o seu projeto.